segunda-feira, 11 de outubro de 2010

HISTORIA DA DISCOTECA

O QUATETO CANADENCE QUE ARRASTAVA MULTIDÕES COM SUAS BALADAS
BAIXA AGORA SUCESSOS DA DISCOTECA
A BELA CYNDI LOUPER, UM JEITO DIFERENTE DE FAZER TODO MUNDO DANÇAR



A discoteca foi o principal fenômeno musical de todos os tempos, ela trouxe novas maneiras de comportamento, de consumo, ditou a moda, mudou muito do que parecia ser definitivo na música pop mundial, nada era definitivo até então, com a discoteca, praticamente desapareceram os grandes nomes, os casts milionários. A rotatividade era muito grande para permitir que se estabeleça uma relação qualquer entre o público e os músicos, mesmo porque normalmente tem-se muito pouco a dizer com o intuito de se criar uma imagem que possa favorecer o artista junto a uma determinada faixa de consumidor. Em discoteca o fundamental que as pessoas dançem, o resto, de fato, pouco importa.


AS CORES PREDOMINAVA OS ANOS DE OURO DA DISCOMUSIC EM TODO MUNDO
Em assunto de criação musical, não podemos dizer que este período de domínio do som fosse lá dos mais férteis, mas o gênero, por si, requer uma certa simplicidade, nada de sequências musicais que não agradem logo na primeira ouvida ou que precisem ser entendidas. A meta principal e exclusiva da música era de dançar, ou melhor, de facilitar a dança para todos, já que seu próprio balanço não requer grande habilidade corporal como no rock, por exemplo, que exige e possibilita uma expressão corporal maior.

Para uma melhor eficiência, praticamente desapareceram as letras, substituídas por refrões que se repetem várias vezes, Com certeza, não se deve esperar o surgimento de algum Bob Dylan no meio desta geração que não se preocupava com problemas maiores e que quer dançar e se divertir, já que deve haver alguém que cuide destes problemas seculares todos, por eles.Falando musicalmente, pouca coisa se acrescentou, ou se tem acrescentado, pois muitas das músicas que têm feito, sucesso não passam de simples regravações de outros sucessos; de grupos de rock das décadas passadas e que na maioria do pessoal que freqüenta as discotecas não conheceu, pois deviam estar ainda no jardim da infância. Citaremos apenas um exemplo como "Don’t Let Me Be Misunderstood" que foi um grande sucesso com o grupo Santa Esmeralda . Um jovem que hoje tenha vinte anos, dificilmente, poderia se lembrar da versão dos Animais em 66. Na época para evitar confusão de informação, a Rádio Excelsior de São Paulo, teve grande idéia de tocar sempre que houver uma situação dessa: primeiro um trecho da versão original e depois a versão atual em ritmo de discoteca, para que as pessoas se informem melhor a respeito do que elas estão ouvindo.


A discoteca sempre foi uma fórmula musical em que qualquer melodia pode ser perfeitamente encaixada, era uma máquina de fazer dinheiro, nenhum estilo escapava , desde os Beatles até clássicos como a Quinta Sinfonia de Beethoven já foram gravados em ritmo de discoteca. O que nos faz crer que se nenhum grande poeta emergir, tão pouco surgirão novos compositores que tragam algo de novo aos nossos ouvidos, mesmo que seja para dançar, pois num sistema em que é mais fácil, rápido e lucrativo copiar do que criar o desestímulo é quase que total, pois as portas estão abertas a quem quiser fazer discoteca, fora disso fica meio difícil.

A influência da discoteca em músicos que não são especialistas no gênero tem sido bastante forte, inclusive nos músicos brasileiros, pois quem diria, alguns anos atrás, que Belchior, por exempio, gravaria alguma coisa em ritmo de discoteca; ou ainda que George Benson, um dos mais respeitados músicos de jazz dos Estados Unidos fizesse sucesso com discoteca que aconteceu com "On Broadway’’ e com os Stones que é apontado como o maior grupo de rock do mundo com o hit

"Miss You", com influências de discoteca? Certamente que existe uma diferença de nível bem grande entre o trabalho tocado por Benson e os Stones e a maioria do que se ouve por ai. Enfim, se o rock na década passada abriu suas fronteiras exatamente por absorver outros gêneros musicais, a discoteca começa a se celebrizar exatamente pelo contrário, ou seja, ela não é influenciada e sim influencia outros artistas que não se tornaram famosos exatamente por interpretarem discoteca.

Um comentário:

  1. Olááá...
    Tudo bem?
    Só hoje cheguei aqui
    e quero lembrá-lo que
    o grupo ABBA não é canadense,
    mas Sueco: um quarteto da Suécia...
    Abraços!

    ResponderExcluir